O último concurso para Polícia Legislativa Federal (Agente de Polícia Legislativa da Câmara dos Deputados) ocorreu em 2014, sob organização do CESPE/UnB. Na época, foram oferecidas 60 vagas para o cargo, que exigia nível médio de escolaridade. A remuneração inicial divulgada no edital era em torno de R$ 12.286,61 chegando até R$19.1616,98, com jornada de trabalho de 40 horas semanais.
A prova objetiva contou com 140 questões no tradicional modelo “certo ou errado” do CESPE, abrangendo disciplinas de conhecimentos básicos e específicos. Além disso, os candidatos precisaram passar por outras etapas eliminatórias, como prova discursiva, teste de aptidão física (TAF), avaliação psicológica, exames médicos e investigação social.
Esse certame teve grande concorrência e sua validade se estendeu por até quatro anos, com diversas nomeações além das vagas imediatas. Foi o último concurso realizado para a carreira de Policial Legislativo Federal na Câmara dos Deputados, o que torna a expectativa para um novo edital ainda maior.